Início / Notícias

SEMAS REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO NO CARNAVAL

Mais uma vez, Catolé do Rocha vai contar com a Campanha "Não é Não", que tem como objetivo combater a importunação sexual e a violência contra as mulheres. Encorajando as denúncias durante o período carnavalesco, quando o número de casos costuma aumentar. 

 

A campanha é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social + setores. 

 

Conheça os canais de denúncia:

  • 197: Polícia Civil
  • 190: Polícia Militar 
  • 180: Disque Denúncia 

 

Não é não
A ação é embasada na Lei n.º 14.786/2023, conhecida como protocolo do “Não é não”, inspirada no “No Callem”, implementado em Barcelona (Espanha) desde 2018. Essa legislação tem como objetivo principal combater a violência sexual em espaços privados noturnos, proporcionando proteção às mulheres que sofram constrangimento ou violência em determinados ambientes.

 

A Lei n.º 14.786/2023 define constrangimento como qualquer insistência, física ou verbal, após a manifestação da discordância da mulher, e violência como o uso da força que resulte em lesão, morte ou dano, conforme a legislação penal em vigor. Atos como beijo na boca e toques inconvenientes sem consentimento, comuns durante o Carnaval, podem ser enquadrados como importunação sexual.

Mulheres que forem vítimas de importunação sexual ou violência durante o Carnaval são encorajadas a procurar a ajuda de policiais, seguranças ou registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. 

 

#nãoénão #pmcr #catolé 

 

« Voltar